Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Reflexão sobre nosso sistema tributário

Fábula sobre o direito tributário

Publicado por Rafael Tambosi
há 9 anos

Certa vez ao ligar a televisão me deparei com uma palestra, mas não lembro nem em qual canal nem quem era o palestrantes, porém lembro de uma fábula que este contou e resolvi recria-la e apresentar aos membros desta comunidade.

Fábula do Direito Tributário

Na idade antiga, quando o mundo era governado por reis, existia um Rei chamado João. O rei João, descontente e querendo aumentar suas riquezas, decidiu aumentar os tributos de seu império. Sendo assim, noticiou à todos do reino sua decisão e então os tributos foram aumentados. O rei, preocupado com a repercussão da noticia, enviou seus assessores para as ruas da cidade, para que estes ouvissem o que os súditos estavam comentando. Ao retornarem, os assessores do rei lhe falaram que o povo estava descontente, pois não gostaram do aumento. A par da notícia, o rei não ligou e decidiu aumentar novamente os tributos, enviando os assessores para as ruas mais uma vez. Não entendendo as razões do rei, os assessores foram para as ruas e quando lá chegaram se depararam com um povo furioso, planejando inclusive rebeliões, uma vez que não concordaram com o aumento abusivo dos tributos. Quando retornaram e contaram para o rei sobre o acontecido, o rei riu e noticiou mais um aumento dos tributos, exigindo que seus assessores retornassem as ruas para saber qual foi a recepção desta notícia. Como era de se esperar o povo estava revoltado, jurando o rei de morte, planejando até um ataque ao castelo. Ao ouvirem isto, os assessores se dirigiram ao castelo às pressas, e ao avisarem o rei novamente este riu, ficou feliz e aumentou os tributos, enviando em seguida os seus assessores às ruas. Os assessores, mesmo com medo da reação dos súditos, foram para as ruas do reino averiguar a situação, e para seu espanto, ao chegarem às ruas, se depararam com súditos felizes e contentes, não mais querendo matar o rei ou fazer rebelião. Surpresos, os assessores voltaram para o castelo e contaram para o rei o que presenciaram, o rei, ao saber da noticia, entrou em desespero total, começou a se descabelar e esbravejar e após tomar uma taça de vinho em um só gole, gritou, “abaixem os tributos, começaram a sonegar!”.

  • Publicações1
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações296
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reflexao-sobre-nosso-sistema-tributario/184223223

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)